noticias

Trump pressiona Fed e cobra corte imediato de três pontos nos juros

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a criticar o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, e defendeu a redução imediata da taxa básica de juros em três pontos percentuais. A cobrança foi feita na rede social Truth Social.

Critérios para a redução

Trump argumenta que os juros atuais, mantidos entre 4,25% e 4,5% ao ano pelo Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc) na reunião de 17 e 18 de junho, estão a prejudicar famílias e a elevar o custo da dívida pública. Segundo o republicano, um corte de três pontos geraria uma economia anual de US$ 1 trilhão para o país.

A próxima reunião do Fomc está marcada para 29 e 30 de julho. Até lá, Powell mantém a estratégia de combater a inflação, que alcançou 2,7% em junho na comparação anual, acima dos 2,4% registados em maio. No mês, o índice subiu 0,3%.

Sucessão no Banco Central

O mandato de Powell termina em maio de 2026, e caberá a Trump indicar o próximo presidente do Fed, caso permaneça na Casa Branca. O atual secretário do Tesouro, Scott Bessent, foi citado por Trump como possível sucessor. Também aparecem nas listas Kevin Warsh, ex-diretor do Fed; Kevin Hasset, chefe do Conselho Económico Nacional; e Christopher Waller, diretor da autoridade monetária.

A diretoria do Federal Reserve é composta por sete membros com mandatos que variam de quatro a 14 anos. A cadeira de presidente é indicada pelo chefe do Executivo e confirmada pelo Senado a cada quatro anos. Powell foi reconduzido em 2022 pelo então presidente Joe Biden.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo