Três Rios elege novo prefeito Jonas Mascarenhas Macedo, o Jonas Dico (Podemos), assumirá o Executivo municipal até 31 de dezembro de 2028 após conquistar 16.182 votos, equivalentes a 40,19% dos válidos, na eleição suplementar deste domingo (5).
Ao lado do vice Arsonval Macedo, o Liliu (MDB), o novo gestor foi escolhido por 43.378 eleitores que compareceram às urnas nos 50 locais de votação do município do centro-sul fluminense.
Três Rios elege novo prefeito Jonas Dico com 40% dos votos
Segundo o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), desembargador Peterson Barroso Simão, o pleito transcorreu “com ordem e tranquilidade”, sem necessidade de substituição de nenhuma das 205 urnas eletrônicas. A abstenção atingiu 29,25% (17.930 eleitores), enquanto votos brancos e nulos somaram 3.111 (7,17%).
O único incidente registrado foi o encaminhamento de um eleitor à 108ª Delegacia de Polícia Civil por desacato, após apreensão de veículo com adesivo de propaganda próximo a seção eleitoral.
A nova eleição tornou-se necessária depois que o candidato mais votado no pleito regular de 2024, Joacir Barbaglio, teve as contas de 2019 reprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ). O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) manteve a inelegibilidade ao confirmar, por unanimidade, que alterações na documentação após o primeiro turno não têm validade — entendimento semelhante ao caso de Bandeirantes (SP), como detalha o próprio TSE.
Jonas Dico e Liliu serão diplomados pelo Juízo da 174ª Zona Eleitoral em 29 de outubro. A diplomação certifica que os eleitos estão aptos a tomar posse e exercer o mandato conferido pela população.
Com a definição do novo comando, Três Rios se prepara para um ciclo administrativo de quatro anos que, segundo a Justiça Eleitoral, começou em clima de respeito democrático, marcado pela atuação de juízes, servidores e mesários elogiada pelo TRE-RJ.
Quer acompanhar mais decisões que movimentam a política fluminense? Visite nossa editoria de Política e siga atualizado sobre os próximos capítulos.
Crédito da imagem: Antonio Augusto/Ascom/TSE