STF se aproxima de condenar Bolsonaro por tentativa de golpe

Date:

STF se aproxima de condenar Bolsonaro por tentativa de golpe O Supremo Tribunal Federal (STF) ficou a apenas um voto de formar maioria para condenar o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete réus por liderarem uma articulação golpista após a derrota nas eleições de 2022.

Os ministros Alexandre de Moraes, relator, e Flávio Dino abriram a sessão da Primeira Turma nesta terça-feira (9) e votaram pela condenação dos acusados pelos crimes de abolição do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe, associação criminosa, dano qualificado contra patrimônio da União e deterioração de bem tombado.

STF se aproxima de condenar Bolsonaro por tentativa de golpe

O próximo a votar será Luiz Fux, na manhã desta quarta (10). Caso acompanhe Moraes e Dino em qualquer um dos crimes imputados, a maioria de três votos estará garantida na turma de cinco ministros. Se divergir integralmente, Carmen Lúcia e, depois, Cristiano Zanin definirão o placar.

Moraes sustentou que Bolsonaro chefiou uma organização criminosa iniciada em 2021, destinada a perpetuar o então presidente no poder. Segundo o relator, a liderança impõe agravante que pode elevar a pena do ex-mandatário em relação aos demais réus. Dino concordou, mas admitiu penas menores para os ex-ministros Augusto Heleno, Paulo Sérgio Nogueira e para o ex-diretor da Abin, Alexandre Ramagem, por participação considerada reduzida.

Ambos os ministros reforçaram oposição a qualquer proposta de anistia. Dino lembrou que o Supremo já julgou inadmissível perdão para crimes contra o Estado Democrático de Direito, como no caso do indulto ao ex-deputado Daniel Silveira. Moraes e o ministro Gilmar Mendes vêm manifestando a mesma posição desde o início do julgamento.

A acusação sustenta que a trama começou com ataques ao sistema eletrônico de votação e culminou nos atos de 8 de janeiro de 2023, quando as sedes dos Três Poderes foram invadidas. Moraes citou reuniões no Palácio da Alvorada que envolveriam planejamento para prisão de autoridades e até assassinato do então presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva.

STF se aproxima de condenar Bolsonaro por tentativa de golpe - Imagem do artigo original

A defesa de Bolsonaro, representada pelo advogado Celso Vilardi, declarou respeitar o julgamento, mas discorda do entendimento dos ministros e aguardará o resultado final.

Com a sessão suspensa, a expectativa recai sobre o voto de Fux e o desfecho para a primeira leva de réus apontados como núcleo central da tentativa de golpe. Se confirmada a maioria, o STF estabelecerá parâmetro para processos conexos que ainda aguardam análise.

Para acompanhar a cobertura completa da crise institucional e outros temas de Poder, visite nossa editoria de Política e continue informado.

Crédito da imagem: Gabriela Biló/Folhapress

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Share post:

Popular

Mais Notícias Como Esta
Related

Voto de Flávio Dino no STF aponta Bolsonaro como líder

Voto de Flávio Dino no STF classificou Jair Bolsonaro...

Lamine Yamal brilha em goleada da Espanha e reacende rumores

Lamine Yamal brilha em goleada da Espanha e reacende...

Kendra Licari: onde está e como vive hoje após a prisão

Kendra Licari: onde está e como vive hoje após...

STF condenar Bolsonaro fica a um voto e rejeita anistia

STF condenar Bolsonaro está a apenas um voto de...