Ozzy Osbourne deixa legado também nos videogames: relembre participações e trilhas

O cantor e compositor britânico Ozzy Osbourne faleceu em 22 de julho de 2025, aos 76 anos. Além da carreira no heavy metal, o artista acumulou passagens marcantes pelo universo dos jogos eletrônicos, seja como personagem, voz original ou referência nas trilhas sonoras.
Homenagem discreta em Chrono Trigger
No RPG Chrono Trigger, lançado em 1995 para Super Nintendo, o trio de generais que serve ao vilão Magus recebeu nomes inspirados em astros do rock na tradução para o inglês realizada por Ted Woolsey. Um deles, Ozzie, faz alusão direta a Ozzy Osbourne. Os outros dois personagens foram batizados de Slash e Flea, referências ao guitarrista do Guns N’ Roses e ao baixista do Red Hot Chili Peppers, respetivamente. Na versão japonesa, os nomes remetiam a condimentos culinários.
Personagem jogável e dublagem em títulos dos anos 2000
Ozzy Osbourne apareceu como personagem jogável em Guitar Hero World Tour, de 2008. O jogo permite ao usuário interpretar os clássicos “Crazy Train” e “Mr. Crowley” assumindo o avatar digital do músico, que reproduz seus figurinos e gestos característicos.
No ano seguinte, o artista participou de Brütal Legend (2009) na pele do “Guardian of Metal”. Além de fornecer a voz, Osbourne serviu de inspiração visual para o personagem, responsável por liberar habilidades ao protagonista durante a campanha. O título reúne ainda outras lendas do rock, como Lemmy Kilmister, Rob Halford e Lita Ford.
Presença constante em trilhas sonoras
Músicas de Ozzy Osbourne e da banda Black Sabbath figuram em diversos jogos desde a década de 1990. Entre os primeiros registros está “No More Tears”, em Vid Grid (1994). Em 2002, “Bark at the Moon” entrou na programação das rádios de Grand Theft Auto: Vice City, enquanto “Hellraiser” foi incluída em Grand Theft Auto: San Andreas (2004).
A franquia Guitar Hero retomou “Bark at the Moon” em 2005 como faixa jogável, e Madden NFL 08 apresentou “I Don’t Wanna Stop”. Séries musicais continuaram a incorporar o repertório do cantor: Rock Band disponibilizou DLCs com “Crazy Train”, “Diary of a Madman” e “Mama, I’m Coming Home”, entre outras. Já em 2023, “Take What You Want”, colaboração com Post Malone e Travis Scott, foi adicionada a WWE 2K23. Em 2024, “21st Century Schizoid Man” chegou a Rocksmith+.
Com participações diretas e presença em trilhas, Ozzy Osbourne consolidou um legado que transcende a música e permanece acessível nas principais plataformas de videojogos.