Max Headroom volta a ganhar destaque após ataque que interrompeu transmissão da Record News

Uma interrupção súbita no canal da Record News, na terça-feira (29), reacendeu o interesse pelo filme cyberpunk Max Headroom: 20 Minutes into the Future. O sinal do telejornal News 19 Horas foi substituído por “The Wyoming Incident”, vídeo de 2006 que simula um ataque hacker semelhante ao famoso sequestro de sinal ocorrido nos Estados Unidos em 1987.
Origem do personagem Max Headroom
Lançado em 4 de abril de 1985 pelo Channel 4 britânico, o longa foi escrito por Steve Roberts e dirigido por Rocky Morton e Annabel Jankel. Ambientado num futuro dominado por corporações, apresenta Max, apresentado por Matt Frewer, como voz crítica da mídia. Embora divulgado como “primeiro apresentador virtual”, o personagem é fruto de maquiagem, próteses e iluminação, não de computação gráfica.
O sucesso do filme gerou o programa musical The Max Headroom Show e, posteriormente, a série Max Headroom, exibida pela norte-americana ABC. O elenco contou ainda com nomes como Jeffrey Tambor, hoje lembrado por produções como Arrested Development.
O sequestro de sinal em Chicago
Dois anos após o lançamento, Max Headroom tornou-se figura central de um dos incidentes mais famosos da televisão norte-americana. Em 22 de novembro de 1987, as emissoras WGN-TV e WTTW, de Chicago, tiveram as transmissões invadidas por uma pessoa usando máscara do personagem. Na WGN-TV, a interferência durou cerca de 30 segundos; na WTTW, durante um episódio de Doctor Who, persistiu por quase dois minutos. Apesar de investigação da Federal Communications Commission (FCC), os responsáveis nunca foram identificados.

Disponibilidade da obra
Atualmente, o filme e a série Max Headroom não integram catálogos de streaming no Brasil. Interessados encontram trechos e compilações no YouTube, além de participações do personagem em outras produções, como o filme Pixels.