Conselho de Ética arquiva ação contra Eduardo Bolsonaro

Date:

Conselho de Ética arquiva ação contra Eduardo Bolsonaro após 11 votos a 7 favoráveis ao relatório que descartou quebra de decoro parlamentar. O colegiado da Câmara avaliou acusação de ataques do deputado às instituições brasileiras enquanto ele reside nos Estados Unidos.

A decisão encerra, por ora, a representação apresentada pelo Partido dos Trabalhadores (PT), que apontava ofensas reiteradas ao Supremo Tribunal Federal (STF) e tentativa de pressionar autoridades norte-americanas por sanções ao Brasil.

Conselho de Ética arquiva ação contra Eduardo Bolsonaro

O relator, deputado Delegado Marcelo Freitas (União-MG), defendeu a inexistência de infração ética. Para ele, as falas de Eduardo Bolsonaro estão protegidas pela liberdade de expressão e não configuram violação ao decoro. “Não cabe ao Conselho atuar como censor de opiniões, ainda que severas”, afirmou.

O presidente do Conselho, Fabio Schiochet (União-SC), informou que o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), deve decidir até sexta-feira (24) se outras três representações contra o parlamentar serão apensadas para tramitação conjunta.

Contrário ao arquivamento, o deputado Chico Alencar (PSOL-RJ) apresentou voto em separado alegando abuso das prerrogativas parlamentares e “hostilidade institucional ao país”. Ele citou declarações em que Eduardo Bolsonaro chamou ministros do STF de “milicianos togados” e condicionou as eleições de 2026 a uma eventual anistia ao ex-presidente Jair Bolsonaro.

Logo após o resultado, o líder do PT, Lindbergh Farias (RJ), anunciou recurso ao plenário da Casa. Pelo Regimento Interno, é preciso o apoio de ao menos 52 deputados para que o tema seja analisado pelo conjunto dos parlamentares. “Iniciaremos a coleta de assinaturas ainda hoje”, declarou o petista.

Além desta ação, permanecem em análise três novos pedidos de investigação. Caso Motta decida pelo apensamento, todos poderão ser apreciados simultaneamente, ampliando o escopo do processo.

O arquivamento foi acompanhado atentamente por entidades civis e pela imprensa. A Câmara dos Deputados não divulgou previsão de data para eventual apreciação plenária, caso o recurso do PT seja protocolado e aceito.

Embora a maioria tenha considerado as manifestações de Eduardo Bolsonaro parte de um debate político legítimo, opositores argumentam que a retórica do parlamentar extrapola a crítica e ameaça a estabilidade democrática.

Para seguir acompanhando o desdobramento deste e de outros casos no Congresso, continue na nossa editoria de Política e receba as atualizações em primeira mão.

Crédito da imagem: Lula Marques/Agência Brasil

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Share post:

Popular

Mais Notícias Como Esta
Related

Flamengo x Racing: vitória por 1 a 0 garante vantagem

Flamengo x Racing abriu a fase semifinal da Copa...

Flamengo vence Racing e larga na semifinal da Libertadores

Flamengo vence Racing por 1 a 0 e leva...

Lewandowski atrai Atlético, Milan e Al-Nassr após saída

Lewandowski deixou de fazer parte dos planos do Barcelona...

Google AI Studio lança vibe coding para criar apps por texto

Google AI Studio lança vibe coding para criar apps...