Boulos assume Secretaria-Geral para aproximar governo do povo

Date:

Boulos assume Secretaria-Geral para aproximar governo do povo e promete pôr o Palácio do Planalto em contato direto com as ruas. Em mensagem publicada nas redes sociais nesta terça-feira (21), o deputado federal licenciado Guilherme Boulos (PSOL-SP) agradeceu ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva pelo convite e afirmou que sua missão será “ouvir as demandas populares em todos os estados do Brasil”.

Eleito em 2022 com mais de 1 milhão de votos, Boulos substitui Márcio Macêdo na Secretaria-Geral da Presidência da República. Segundo o novo ministro, sua “grande escola de vida e de luta” foi o movimento social, experiência que, agora, pretende levar ao centro do poder em Brasília.

Boulos assume Secretaria-Geral para aproximar governo do povo

Na nova função, caberá ao político paulista articular o diálogo entre o presidente e a sociedade civil, especialmente movimentos sociais, organizações não governamentais, entidades de classe e juventude. A Secretaria-Geral também coordena pautas de participação popular e acompanha programas estratégicos do Executivo. Em seu pronunciamento, Boulos garantiu que as ações do governo serão “levadas às ruas” para prestação de contas direta à população.

Com 43 anos, Guilherme Castro Boulos nasceu no bairro de Pinheiros, em São Paulo, em 19 de junho de 1982. Filho de médicos infectologistas e professores universitários, estudou em escolas particulares até pedir transferência para a rede pública no ensino médio. Aos 15 anos, ingressou no movimento estudantil e, na Escola Estadual Fernão Dias Paes, fundou um grêmio, participou de protestos e conduziu projetos de alfabetização de jovens e adultos.

Formado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP), Boulos especializou-se em psicologia clínica pela PUC-SP e tornou-se mestre em psiquiatria pela USP. Publicou livros sobre reforma urbana e participação política. Aos 19 anos, mudou-se para uma ocupação do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), organização que viria a liderar e que projetou seu nome nacionalmente.

Em 2018, disputou a Presidência da República; em 2020 e 2024, concorreu à Prefeitura de São Paulo, sempre pelo PSOL. Na Câmara dos Deputados, destacou-se por pautas de moradia e direitos sociais. Ao aceitar o ministério, Boulos disse que “honrará a confiança do presidente com muito trabalho” e que pretende ampliar canais de diálogo já existentes, como as Conferências Nacionais, previstas no site oficial do Planalto.

Para acompanhar outras análises sobre o cenário político nacional, visite nossa cobertura política e continue bem informado.

Crédito da imagem: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Share post:

Popular

Mais Notícias Como Esta
Related

Flamengo vence Racing e larga na semifinal da Libertadores

Flamengo vence Racing por 1 a 0 e leva...

Lewandowski atrai Atlético, Milan e Al-Nassr após saída

Lewandowski deixou de fazer parte dos planos do Barcelona...

Google AI Studio lança vibe coding para criar apps por texto

Google AI Studio lança vibe coding para criar apps...

Vasco negocia renovação de Rayan e Puma, diz diretor

Vasco negocia renovação de Rayan e Puma, diz diretor...