Bolsonaro aceita redução de penas se mantiver domiciliar

Date:

Bolsonaro redução de penas domina as conversas no PL depois que aliados indicaram que o ex-presidente concordaria com um projeto que diminua sua condenação, desde que a prisão continue em regime domiciliar.

Ao menos quatro interlocutores próximos relatam que Jair Bolsonaro, sentenciado a 27 anos e três meses, evita qualquer risco de transferência para um presídio federal e dará a palavra final sobre a estratégia na Câmara.

Bolsonaro aceita redução de penas se mantiver domiciliar

A direção do PL ainda aposta publicamente em uma anistia ampla, mas a sigla admite nos bastidores que o cenário mais viável é apoiar o texto de redução de penas articulado pelo presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB). Motta foi eleito com apoio bolsonarista e prometeu colocar o tema em votação, embora tente equilibrar pressões de governo e oposição.

Segundo aliados, a anistia que beneficiaria todos os envolvidos nos atos de 8 de Janeiro enfrenta resistência crescente. Assim, o PL deverá insistir até o último momento em destaques no plenário, mantendo, porém, um “plano B” que assegure a permanência de Bolsonaro em casa, amparado pela idade de 70 anos e por relatado estado de saúde frágil.

A defesa do ex-presidente já pediu ao ministro Alexandre de Moraes, do STF, o fim das cautelares no inquérito sobre suposta coação ao Judiciário, alegando que a denúncia da PGR não o inclui. Além do argumento jurídico, aliados reforçam publicamente que crises de soluço, quedas de pressão e sintomas depressivos tornam inviável um regime fechado.

Caso o projeto de redução de penas avance, Bolsonaro cumpriria o restante da pena em prisão domiciliar à espera de um eventual indulto de um presidente de direita em 2026. O entendimento foi discutido em reuniões recentes com deputados como Rodrigo Valadares (União-SE) e Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), que reiteram que “dosimetria é tarefa do Judiciário”, mas admitem a pressão política.

Bolsonaro aceita redução de penas se mantiver domiciliar - Imagem do artigo original

Em meio às articulações, especialista lembram que alterações no Código Penal, se aprovadas, teriam efeito retroativo, o que beneficiaria todos os condenados. Detalhes sobre o trâmite legislativo podem ser acompanhados no site do Congresso Nacional, fonte oficial das votações.

Para compreender outras movimentações na cena política, acesse nossa editoria em Política e continue informado sobre os próximos passos do caso.

Crédito da imagem: Pedro Ladeira/Folhapress

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Share post:

Popular

Mais Notícias Como Esta
Related

Flamengo vence Racing e larga na semifinal da Libertadores

Flamengo vence Racing por 1 a 0 e leva...

Lewandowski atrai Atlético, Milan e Al-Nassr após saída

Lewandowski deixou de fazer parte dos planos do Barcelona...

Google AI Studio lança vibe coding para criar apps por texto

Google AI Studio lança vibe coding para criar apps...

Vasco negocia renovação de Rayan e Puma, diz diretor

Vasco negocia renovação de Rayan e Puma, diz diretor...