União Brasil paga viagens à Europa com fundo partidário durante festa de Rueda em Mykonos

O União Brasil destinará recursos do Fundo Partidário para levar dirigentes e mandatários a dois eventos na Europa que ocorrem na mesma semana em que o presidente da legenda, Antonio Rueda, celebra 50 anos na ilha de Mykonos, na Grécia.
Festa privada na Grécia
A comemoração do aniversário de Rueda começa nesta sexta-feira (1) e se estende até segunda-feira (4). O convite distribuído a aliados descreve quatro dias de “drinks ao pôr do sol”, jantares e outras atividades para “viver Mykonos intensamente”. Políticos, familiares e convidados de Rueda estarão na ilha que, em 2023, recebeu festejos semelhantes do cantor Gusttavo Lima.
Conferência ambiental em Estocolmo
De terça-feira (5) até sexta-feira (8), a capital sueca sedia a TheAmazon.life, conferência ambiental financiada ao menos em parte pelo partido. O União Brasil arcará com passagens aéreas e hospedagem de nove dos 13 integrantes da comitiva, sem divulgar nomes nem valores. Entre os confirmados estão os governadores Wilson Lima (Amazonas) e Marcos Rocha (Rondônia), além dos irmãos de Rueda, Maria Emília “Mila” e Fábio Rueda.
A programação sueca inclui visitas a órgãos públicos e privados e um seminário, no dia 6, no Grand Hôtel Stockholm, com debates sobre desenvolvimento sustentável da Amazônia. A agência de inovação Vinnova informou que apenas receberá a delegação; não participa financeiramente do evento.
Ministro recua; ingressos à venda
O ministro do Turismo, Celso Sabino, chegou a confirmar presença na festa grega e na conferência, mas cancelou após possível convocação pelo presidente Lula. O único nome fora do partido citado na divulgação, o deputado Arthur Lira (PP), disse que não comparecerá. Já o senador Ciro Nogueira (PP) confirmou presença na celebração em Mykonos.

No site oficial da conferência há pacotes de 497 a 1.000 euros, porém nenhuma forma de pagamento funcionava até terça-feira (29), segundo verificação realizada. A fundação Índigo, vinculada ao União Brasil, cuidará de um dos painéis e afirma que o evento decorre de ações anteriores da legenda em fóruns internacionais.
Recursos públicos e posicionamento do partido
Somente no primeiro semestre, o União Brasil recebeu R$ 58 milhões do Fundo Partidário, terceira maior quantia entre as siglas brasileiras. O partido justifica o financiamento da missão como iniciativa para discutir meio ambiente, sustentabilidade e turismo, destacando que foi a primeira legenda do país a participar de uma COP, em 2023. Rueda nega ligação entre sua festa e a conferência e afirma que não participará das atividades em Estocolmo.