Conselho de Ética arquiva ação contra Eduardo Bolsonaro

Date:

Conselho de Ética arquiva ação contra Eduardo Bolsonaro após 11 votos a 7 favoráveis ao relatório que descartou quebra de decoro parlamentar. O colegiado da Câmara avaliou acusação de ataques do deputado às instituições brasileiras enquanto ele reside nos Estados Unidos.

A decisão encerra, por ora, a representação apresentada pelo Partido dos Trabalhadores (PT), que apontava ofensas reiteradas ao Supremo Tribunal Federal (STF) e tentativa de pressionar autoridades norte-americanas por sanções ao Brasil.

Conselho de Ética arquiva ação contra Eduardo Bolsonaro

O relator, deputado Delegado Marcelo Freitas (União-MG), defendeu a inexistência de infração ética. Para ele, as falas de Eduardo Bolsonaro estão protegidas pela liberdade de expressão e não configuram violação ao decoro. “Não cabe ao Conselho atuar como censor de opiniões, ainda que severas”, afirmou.

O presidente do Conselho, Fabio Schiochet (União-SC), informou que o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), deve decidir até sexta-feira (24) se outras três representações contra o parlamentar serão apensadas para tramitação conjunta.

Contrário ao arquivamento, o deputado Chico Alencar (PSOL-RJ) apresentou voto em separado alegando abuso das prerrogativas parlamentares e “hostilidade institucional ao país”. Ele citou declarações em que Eduardo Bolsonaro chamou ministros do STF de “milicianos togados” e condicionou as eleições de 2026 a uma eventual anistia ao ex-presidente Jair Bolsonaro.

Logo após o resultado, o líder do PT, Lindbergh Farias (RJ), anunciou recurso ao plenário da Casa. Pelo Regimento Interno, é preciso o apoio de ao menos 52 deputados para que o tema seja analisado pelo conjunto dos parlamentares. “Iniciaremos a coleta de assinaturas ainda hoje”, declarou o petista.

Além desta ação, permanecem em análise três novos pedidos de investigação. Caso Motta decida pelo apensamento, todos poderão ser apreciados simultaneamente, ampliando o escopo do processo.

O arquivamento foi acompanhado atentamente por entidades civis e pela imprensa. A Câmara dos Deputados não divulgou previsão de data para eventual apreciação plenária, caso o recurso do PT seja protocolado e aceito.

Embora a maioria tenha considerado as manifestações de Eduardo Bolsonaro parte de um debate político legítimo, opositores argumentam que a retórica do parlamentar extrapola a crítica e ameaça a estabilidade democrática.

Para seguir acompanhando o desdobramento deste e de outros casos no Congresso, continue na nossa editoria de Política e receba as atualizações em primeira mão.

Crédito da imagem: Lula Marques/Agência Brasil

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Share post:

Popular

Mais Notícias Como Esta
Related

Rescisão com Hulk é negada pelo Atlético-MG, foco no caixa

Rescisão com Hulk não está nos planos do Atlético-MG....

Recorde do Chelsea: dois jogadores fazem história na Champions

Recorde do Chelsea foi a tônica da goleada por...

Final da Libertadores em Brasília? Governador faz oferta

Final da Libertadores em Brasília é a proposta enviada...

Flamengo x Racing: vitória por 1 a 0 garante vantagem

Flamengo x Racing abriu a fase semifinal da Copa...