Eduardo Bolsonaro elogia Getúlio, JK e Jango em vídeo

Date:

Eduardo Bolsonaro elogia Getúlio, JK e Jango no vídeo divulgado em 1º de junho, num apelo ao “verdadeiro espírito brasileiro” e à reconciliação nacional. Gravado com teleprompter, o material marca uma inflexão no discurso do deputado do PL-SP, reconhecido por posições de direita radical.

No registro, o filho 03 do ex-presidente Jair Bolsonaro realça conquistas industriais de Getúlio Vargas, o “50 anos em 5” de Juscelino Kubitschek e as propostas sociais de João Goulart. A publicação antecedeu em pouco mais de um mês o anúncio de tarifas de Donald Trump contra produtos brasileiros.

Eduardo Bolsonaro elogia Getúlio, JK e Jango em vídeo

Para o parlamentar, “negar virtudes de qualquer período é negar a nós mesmos”. Ele admite autoritarismo tanto na Era Vargas quanto no regime militar, mas reforça que “investimentos em infraestrutura sustentam o Brasil até hoje”. O discurso contrasta com a postura habitual da família, que sempre exaltou a ditadura sem ressalvas.

Segundo interlocutores, a guinada foi influenciada pelo ex-ministro Aldo Rebelo e pelo youtuber Kim Paim, presentes em lives do canal Estúdio 5º Elemento. Rebelo, histórico defensor do nacional-desenvolvimentismo, buscou mostrar a compatibilidade entre liberalismo e nacionalismo. Já Paim enviou a Eduardo discursos de Vargas e Jango, questionando narrativas tradicionais sobre o golpe de 1964.

A movimentação reforça rumores de que o deputado cogita disputar a Presidência em 2026, mesmo sem o aval de Jair Bolsonaro. A estratégia, avalia o Centrão, poderia atrair o eleitorado bolsonarista caso o ex-presidente apoie o governador Tarcísio de Freitas.

O interesse em ampliar alianças também motivou contatos do ex-secretário de Comunicação Fábio Wajngarten com figuras como Ciro Gomes e Roberto Requião. A ideia seria construir um projeto nacionalista que dialogue com setores à esquerda, unindo críticas ao “globalismo” e defesa da soberania.

Eduardo Bolsonaro elogia Getúlio, JK e Jango em vídeo - Imagem do artigo original

Especialistas lembram que esse reposicionamento ocorre em meio a investigações que cercam a família Bolsonaro. Para o cientista político Paulo Rocha, “o vídeo pode sinalizar tentativa de moderar a imagem, atraindo eleitores fora do núcleo duro da direita”.

A íntegra da fala de Eduardo e detalhes dos bastidores podem ser conferidos na reportagem da Folha de S.Paulo, disponível em portal Folha.

Para acompanhar esta e outras análises sobre o cenário político, visite nossas últimas notícias e siga navegando pela editoria.

Jessica Koscielniak – 14.ago.25/Reuters

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Share post:

Popular

Mais Notícias Como Esta
Related

Flamengo vence Racing e larga na semifinal da Libertadores

Flamengo vence Racing por 1 a 0 e leva...

Lewandowski atrai Atlético, Milan e Al-Nassr após saída

Lewandowski deixou de fazer parte dos planos do Barcelona...

Google AI Studio lança vibe coding para criar apps por texto

Google AI Studio lança vibe coding para criar apps...

Vasco negocia renovação de Rayan e Puma, diz diretor

Vasco negocia renovação de Rayan e Puma, diz diretor...