Ameaça da Casa Branca ao Brasil recebe duras críticas

Date:

Ameaça da Casa Branca ao Brasil marcou o debate diplomático desta terça-feira (9), após a porta-voz Karoline Leavitt declarar que os EUA “não hesitarão” em recorrer a poder econômico e militar para defender a liberdade de expressão no país.

A fala surgiu no mesmo dia em que o STF julga o ex-presidente Jair Bolsonaro. Leavitt citou tarifas e sanções impostas pelo ex-mandatário Donald Trump como precedentes e voltou a mencioná-las como instrumento de pressão.

Ameaça da Casa Branca ao Brasil recebe duras críticas

Para Carlos Poggio, professor de relações internacionais da PUC-SP, a declaração “não deve ser levada a sério”. Ele lembra que Trump “faz ameaça dia sim e dia também” e raramente cumpre o que diz, citando o conflito na Ucrânia como exemplo de promessas não materializadas.

Já a cientista política Camila Rocha, pesquisadora do Cebrap, recomenda cautela. Segundo ela, “nada é falado à toa” e o Brasil possui recursos estratégicos que podem atrair disputas. Rocha lembra que os EUA têm histórico de intervenções, apontado em relatório da BBC, e vê na retórica pró-Bolsonaro possível disfarce para interesses econômicos.

O Itamaraty reagiu rapidamente, condenando “sanções econômicas ou ameaças de uso da força contra a nossa democracia”. O advogado Pierpaolo Bottini, da USP, qualificou a ameaça como “incompreensível” diante da separação de Poderes em ambos os países. Gabriel Sampaio, diretor da ONG Conectas, falou em “grave tentativa de coação ao Judiciário e à soberania nacional”.

Paulo José Lara, co-diretor da Artigo 19, avaliou que o posicionamento revela esforço para “desestabilizar o multilateralismo” na América Latina. Ele classificou como “irônico” um governo acusado de restringir liberdade acadêmica usar o mesmo argumento para pressionar outra nação.

Ameaça da Casa Branca ao Brasil recebe duras críticas - Imagem do artigo original

Embora especialistas vejam a ameaça como retórica vazia, concordam que Brasília deve manter vigilância diplomática e reforçar alianças multilaterais para evitar escalada de tensões.

Para acompanhar desdobramentos dessa e de outras pautas, acesse a nossa editoria de Notícias e continue informado.

Crédito da imagem: SAUL LOEB/AFP

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Share post:

Popular

Mais Notícias Como Esta
Related

STF retoma julgamento de Bolsonaro a 1 voto da condenação

STF retoma julgamento de Bolsonaro às 9h desta quarta-feira...

Freire Gomes é citado por Moraes como pilar do antigolpe

Freire Gomes, ex-comandante do Exército, foi apontado pelo ministro...

Voto de Flávio Dino no STF aponta Bolsonaro como líder

Voto de Flávio Dino no STF classificou Jair Bolsonaro...

Lamine Yamal brilha em goleada da Espanha e reacende rumores

Lamine Yamal brilha em goleada da Espanha e reacende...