Anulação de julgamento de Bolsonaro marca o novo movimento da oposição no Senado, que protocolará pedido para que o Supremo Tribunal Federal suspenda e anule a análise da suposta trama golpista atribuída ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
O senador Flávio Bolsonaro (PL) anunciou nesta terça-feira (9) que encaminhará ao STF documentos apresentados por Eduardo Tagliaferro, ex-assessor do ministro Alexandre de Moraes. Segundo o parlamentar, esse material comprovaria irregularidades processuais semelhantes às que levaram à anulação das condenações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na Lava Jato.
Anulação de julgamento de Bolsonaro é solicitada ao STF
O argumento central repete a estratégia adotada pela defesa de Lula após a divulgação das mensagens entre o então juiz Sérgio Moro e o procurador Deltan Dallagnol, reveladas pelo Intercept em 2019. À época, o STF considerou Moro parcial e invalidou provas obtidas pela força-tarefa de Curitiba.
Nos novos documentos, Tagliaferro alega que o gabinete de Moraes orientou, de forma extraoficial, a produção de relatórios pela Justiça Eleitoral para sustentar decisões contra bolsonaristas. Há ainda a suspeita de fraude de datas em laudo técnico que embasou operação contra empresários, supostamente baseada apenas em reportagem do portal Metrópoles.
Relatório da advocacia do Senado, apresentado por Flávio, compara o caso atual à operação Spoofing, que expôs conversas privadas de autoridades e levou o ministro Dias Toffoli, em 2023, a descartar provas da Lava Jato. O parecer sugere que o STF receba o material sob sigilo, avaliando sua validade antes de qualquer uso processual.
Flávio Bolsonaro afirmou que o ofício seguirá “imediatamente” para o Supremo. “Assim que tomarem ciência, eles têm que suspender o julgamento”, disse. Procurados, o STF e o ministro Alexandre de Moraes não comentaram.

Caso o pedido seja acatado, o julgamento do inquérito que acusa Jair Bolsonaro de liderar tentativa de ruptura institucional poderá ficar paralisado até a análise da suposta fraude processual.
Para acompanhar os desdobramentos sobre esta e outras pautas da capital federal, acesse nossa editoria de Política e não perca as atualizações.
Crédito da imagem: Pedro Ladeira/Folhapress