esporte

IndyCar: Palou pode garantir 4.º título já em Portland; veja cenários

A corrida deste domingo (1.º) em Portland, marcada para as 15h00 (horário de Brasília), pode selar o quarto campeonato de Alex Palou na IndyCar. O espanhol da Chip Ganassi Racing lidera o campeonato com 121 pontos de vantagem sobre Pato O’Ward, único adversário que ainda mantém chances matemáticas.

O que Palou precisa para confirmar o título

Para sair campeão do circuito de 1,964 milha e 12 curvas, Palou precisa terminar a prova com pelo menos 108 pontos de margem sobre O’Ward. A IndyCar distribui até 54 pontos por fim de semana — 50 pela vitória, um pela pole, um por liderar uma volta e dois por liderar o maior número de voltas.

Cenários principais:

  • Vitória de Palou: título assegurado independentemente dos resultados de O’Ward.
  • Vitória de O’Ward com pontuação máxima (54): Palou garante o campeonato se terminar em segundo e liderar ao menos uma volta, o que empataria a classificação e daria o título ao espanhol pelo critério de maior número de vitórias na temporada (oito contra nenhuma).
  • O’Ward em segundo lugar: Palou precisa chegar em quarto ou melhor; posições até oitavo lugar podem bastar, conforme pontos extras.
  • Palou abandona: mesmo com apenas cinco pontos pela largada, O’Ward precisa somar no mínimo 19 — equivalente a 11.º lugar sem bônus — para adiar a decisão.

Histórico e próximos passos

Palou tem duas vitórias nas últimas quatro corridas em Portland e conquistou o campeonato de 2023 no mesmo autódromo. O’Ward, por sua vez, registra dois quartos lugares como melhores resultados no traçado.

Caso o título não seja definido no Oregon, Palou precisa sair de Portland com pelo menos 98 pontos de folga para garantir a taça apenas alinhando no oval de Milwaukee, etapa seguinte. A temporada termina em Nashville.

“É uma pista de que gosto muito e onde alcançámos bons resultados. Queremos fechar esta temporada especial da melhor maneira”, afirmou Palou em conferência virtual.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo